Eclipse solar ocorrera dia 21 de Agosto e poderá ser visto no Brasil
Postado em 
18 de Agosto de 2017
Eclipse solar ocorrera dia 21 de Agosto e poderá ser visto no Brasil

Fenômenos naturais de grande magnitude sempre atraem muita atenção. E não tem como ser diferente. Não é todo dia que as pessoas veem, por exemplo, o Sol ser totalmente encoberto pela Lua, possibilitando o famoso eclipse solar.

 

No próximo dia 21 de agosto, essa maravilha da natureza vai voltar a acontecer. O eclipse solar total será visível na América do Norte, principalmente nos Estados Unidos, e no Caribe, algumas regiões da Europa e Ásia. Já no Brasil apenas os estados do Norte e Nordeste, e algumas regiões do Sudeste e Centro-Oeste poderão ver o fenômeno. Ainda assim, os brasileiros só terão oportunidade de ver o eclipse parcial, quando apenas parte do sol fica encoberta.

 

O QUE É ECLIPSE SOLAR

 

O eclipse solar ocorre quando a Lua se posiciona entre o Planeta Terra e o Sol, formando uma sombra. Esse fenômeno só ocorre duas vezes ao ano, pois a Lua precisa atravessar o plano orbital da Terra.

 

Especialistas estimam que esse eclipse solar total será o mais observado da história, tendo em vista o maior acessso à informação, o advento das redes sociais, e a melhora nos equipamentos de transmissão.

 

Nos EUA, por exemplo, a Nasa transmitirá ao vivo o fenomêno.

 

ONDE VER O ECLIPSE SOLAR 2017

 

No Brasil, os lugares mais privilegiados para ver o eclipse solar serão Bela Vista (Roraima) e Macapá (Amapá), onde o eclipse poderá durar cerca de 2 horas.

 

O fenomêno começará às 14h56, em Bela Vista e 16h09, em Macapá.

 

Nos Estados Unidos, vários serão os estados que poderão acompanhar o eclipse total, tais como Missouri, Tenesse, Illinois, Kentucky, Oregon, Idaho, Nebraska, Kansas, Carolina do Norte e Carolina do Sul, Georgia e Wyioming.

 

Estima-se que o eclipse comece no fim da manhã e início da tarde, a depender do estado.

 

Desde 1979, os Estados Unidos não presenciavam um eclipse total, como o que vai ocorrer agora. No Brasil, um eclipse total só ocorrerá em 12 de agosto de 2045.

 

CUIDADOS NECESSÁRIOS

 

Vale lembrar que não se pode observar diretamente o eclipse, sob risco de causar danos permanentes à visão.

Também não é recomendado apontar equipamentos, como telescópios, binóculos e lunetas na direção do Sol.

Para conferir o fenomêno basta utilizar óculos especiais ou de soldador, ou mesmo fazer um projetor pinhole, de cartolina ou papel cartão.



Deixe seu comentário!

Premmio - Eclipse solar ocorrera dia 21 de Agosto e poderá ser visto no Brasil Premmio - Noticias


Copyrigh © 2012 - 2017 - WWW.PREMMIO.COM.BR - Todos os Direitos Reservados.
DESENVOLVIDO POR WANDERSON MOREIRA